domingo, 6 de dezembro de 2009

Sábio descanso

Fui feito de cimento, concreto, me pintaram de branco e me colocaram aqui no canto da praça, onde passo minha vida. O que mais gosto aqui são as crianças nos dias de domingo, que saem correndo atrás de um homem que empurra um carrinho com um monte de coisa branca (ou muitas vezes, rosa) e pequena que elas chamam aos gritos de ''pipoca''. Eu sinto muito afeto pelas crianças, os seus olhos brilham como se a mágoa nunca tivesse existido, os sorrisos fazem qualquer dor ser esquecida e quando tenho o prazer de que uma delas se sente em mim, posso ver como são agradáveis seus assuntos. Se eu pudesse ser um ser humano, certamente escolheria ser criança.
Já presenciei de tudo aqui debaixo dessa sombra de mangueira. Já vi minha praça ser reformada incontáveis vezes, pude ver a construção de um pequeno parquinho no centro da praça, o que atraiu, como já disse, os personagens favoritos da minha história, as crianças. Mas não são as construções ou reformas que fazem da minha existência algo mais interessante. São as relações.
Quando sinto pessoas sentando em mim, já sei que estou sujeito a qualquer tipo de coisa. Términos de namoro, pedidos de namoro, beijos, abraços, choros, risos, silêncio. Mas de qualquer forma, é muito interessante isso tudo. Pude aprender mais sobre os humanos, apenas observando as relações que eles tem entre si.
Aprendi, por exemplo, sobre as diferenças entre homens e mulheres. Homens são totalmente racionais, estratégicos, mas sempre parece que não estão prontos para enfrentar dificuldades. Mulheres não. São emotivas, decididas, sensíveis e quando amam, estão sempre dispostas a fazer o impossível. Homens fazem comentários sobre os corpos femininos que passam a sua frente, enquanto mulheres discutem sobre a espera. Sim, a espera. Mulheres sempre esperam o homem perfeito, o último capítulo da novela, a hora do chá, a unha crescer, um creme que acabe com as rugas...mulheres sempre esperam parar de esperar.E por ai vão, inúmeras diferenças entre os sexos.
Aprendi que a dor de perda, talvez seja a mais dolorosa. Todos os tipos de perda fazem as pessoas entrar em buracos que insidem dentro delas e ficar lá a dispor da fragilidade. Já fiquei tão comovido com a dor dessas pessoas, que sentia uma enorme vontade de que me pintassem e colocassem uma placa em mim '' Tinta fresca, NÃO SENTE!''. Vontade de ficar só e não presenciar nenhum segundo a mais daquele sofrimento.
Mas aprendi também sobre a melhora. Quando os humanos sofrem, eles aprendem. Posso ver isso claramente nas conversas de idosos que tenho o prazer de testemunhar. É um tal de '' e eu achei que fosse morrer!'', '' pensei que nunca fosse passar!'' ; Os mais velhos se tornaram sábios através das experiências tanto boas quanto ruins.
Se eu pudesse aconselhar os humanos, o meu conselho seria viver ao extremo, pois nem mesmo as coisas ruins são ruins, apenas fazem parte dessa coisa que chamamos de vida. E como diria uma música que passa muito na rádio da minha praça...'' E tudo nascerá mais belo, o verde faz do azul com o amarelo, o elo com todas as cores pra enfeitar amores gris.''
Mas o que posso eu dizer? O que posso fazer? Sou só um banco de praça que vive embaixo de uma sombra de mangueira.

Bruna Bugana

4 manifestações que abriram meu sorriso.:

Anônimo disse...

caracaaaaaaaaaaaa
mto loko...
amei!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

cara me indentifiqueiii muito , adoro o jeito como vc se coloca , ^^ .... ameiii ... bjuss Carol

Unknown disse...

Perfeito,muito bom!!!
bjss

Layane disse...

Tão dificil escolher apenas um , mais certamente esse texto é um dos que mais gosto. Muito lindo , envolvente, e me faz lembrar da infância tão doce que passou . Concordo muito com oque você escreveu , apesar de eu ter algumas ideias contrárias. Mas realmente Bruna , você destróoi em seus textos . Parabéens :*

laay

Postar um comentário

Comentem e façam uma blogueira feliz.